Afinal, por que as mulheres tem vergonha dos seus feitos e por que você pode estar perdendo oportunidades?
Para muitas mulheres, o fato de se ressaltar pode ser entendido como arrogância e soberba, características não muito bem vistas em qualquer ambiente, o que é um pensamento normal, visto que buscamos sempre passar boa impressões. Embora a lógica desse pensamento no fim seja uma tentativa de manter um comportamento receptivo e amigável, é necessário entender que você ter orgulho dos seus feitos não é algo ruim, desde que você aprenda a trabalhar com uma auto-promoção equilibrada e direta.
É comum ter uma certa dificuldade em ser franca e direta sobre as suas próprias habilidades, realizações, potencial e talentos. Isso se deve ao fato de que durante a infância é comum ser ensinado que você não deve agir com arrogância, e de fato, agir dessa forma só te trará desprezo e desaprovação a sua volta. Porém é entendido que se você sente orgulho de algo bom que você tenha feito e gosta de comentar isso é uma atitude de pessoas extremamente orgulhosas e que o certo é guardar tudo para si. Como resultado, você pode achar desconfortável se promover ativamente ou competir vigorosamente por oportunidades de aprimoramento.
Mas afinal, qual a vantagem de fazer uma auto-promoção?
Falando de mercado de trabalho, as pessoas que serão selecionadas para vagas são aquelas que possuem algum tipo de destaque. Buscar se diferenciar dos seus colegas é uma atitude que determina fatores críticos que faram enorme diferença para você, trazendo sucesso na sua carreira.
Claro que só auto promoção não é a base para isso, trabalhar duro e realizar um bom trabalho são mais que fundamentais. Mas além desses atributos importantes, é preciso ser notada de maneiras altamente positivas.
Então, como fazer mostrar uma boa imagem de si mesma? (3 passos simples e práticos)
- Foque nos Resultados, não em Você: Em vez de dizer “Eu sou a melhor nisso e aquilo”, destaque suas conquistas e como elas beneficiaram outros. Exemplo: “Aumentei as vendas em 20% através de uma estratégia de marketing que desenvolvi…”
- Seja Autêntica: A humildade é chave. Reconheça seus pontos fortes, mas também seus desafios. A sinceridade te torna mais confiável.
- Valorize o trabalho alheio: Ao celebrar seus sucessos, lembre-se de reconhecer o trabalho em equipe e o apoio de colegas. Isso demonstra gratidão e te coloca em uma posição de liderança.
Lembre-se: A autopromoção bem feita é uma habilidade que se desenvolve com o tempo. Seja paciente e persistente!