Networking e o Empreendedorismo Feminino

Networking e o Empreendedorismo Feminino capa
Compartilhe este conteúdo:

Um aliado poderoso na construção do seu sucesso

Antes de ver como o Networking pode te auxiliar, o que é Networking?

Networking é a construção de uma rede de contatos profissionais e interpessoais através da troca de ideias, experiências, conhecimentos e interesses.

O networking é uma ferramenta essencial para o sucesso de qualquer empreendedora,pois ao construir uma rede de contatos forte e significativa, o Networking abre portas para a superação de diversos desafios presentes no meio do empreendedorismo e te possibilita a realização de seus objetivos pessoais.

Dito isso, todos sabemos que o empreendedorismo feminino vem crescendo cada vez mais no Brasil, pois com o avanço da popularização de diversos modelos de trabalho além do CLT, diversas mulheres estão cada vez mais a independência financeira e oportunidades de trabalho muito melhores e mais flexíveis a rotina, transformando suas ideias em negócios de sucesso.

A jornada para a construção do seu negócio próprio nem sempre é fácil, e é nessa parte que entra o seu maior aliado, o Networking.

Quais os principais benefícios do Networking?

Aumenta sua visibilidade: O Networking pode tornar o seu negócio muito mais conhecido para o seu público alvo, pois nessa parte o principal objetivo do Networking é fazer com que você consiga chamar atenção e se destacar dos seus concorrentes e atraindo novos clientes e parceiros.

Mentoria e apoio: Através da sua busca por aperfeiçoar sua forma de trabalhar com Networking, você encontre mentoras e outras mulheres empreendedoras que possam te oferecer orientação e conselhos sobre o que fazer em determinadas situações.

Amplia seu círculo de contatos: Você pode conhecer novas pessoas que atuem em diferentes áreas e setores, assim abrindo portas para novas oportunidades de parcerias, investimentos e até mesmo negócios.

Estudo de mercado: Você consegue acompanhar por dentro e de forma mais ampla como está o funcionamento do mercado no qual você deseja investir. Por exemplo, você consegue sempre observar como o seu público alvo está, quais as atuais tendências, quais as novas tecnologias, novas práticas de gestão, etc…

Trabalhando com Networking de forma eficaz:

Confira aqui algumas dicas para quem deseja começar:

Fique de olho e participe de eventos: Congressos, palestras, workshops e meetups são ótimas oportunidades para conhecer pessoas do seu nicho de mercado. Mas atenção: sempre busque eventos que de fato tenham haver com a sua área de atuação ou que tenha haver com Networking num geral.

Aproveite das plataformas online: Estando na era da tecnologia e redes sociais, se aproveite disso a seu favor. Se utilize de plataformas como famoso Linkedin por exemplo, para se conectar com outras mulheres empreendedoras e participar de grupos online.

Cuidados nos relacionamentos: Para ter um bom Networking, é necessário entender que você está lidando com pessoas, e isso quer dizer que é necessário que você dedique parte do seu tempo na construção de um bom relacionamento com o seu meio de Networking. Não busque apenas os benefícios para si própria, converse, ouça, ajude, e eventualmente você criará um bom relacionamento com e seu meio.

Seja aberta a compartilhar suas vivências: Compartilhar histórias além de ajudar na construção de relacionamentos, também serve como forma de edificar a sua imagem. As pessoas se sentem mais confiança vindo de você ao você contar suas vivências, pois você demonstra experiência naquilo que fala.

Seja proativa e presente: Não há Networking que se salve se você viver escondida. Seja presente, seja nas suas redes sociais, nos seus meios de contato, nos eventos, etc… Demonstre interesse em ajudar os outros, faça perguntas, não viva escondida nas sombras, pois assim você não será notada.

O networking é um processo contínuo. Invista tempo e esforço para construir e cultivar seus relacionamentos, e você verá os resultados a longo prazo.

Compartilhe este conteúdo: