Por Sirlei Mendes, colunista do Mulheres News
Muito se fala que as empresas devem ser inclusivas. Mas para que as empresas incluam, é preciso de pessoas dispostas a incluir, a começar pelo empresário e pela liderança.
Vamos entender o que é excluir: é evitar algo ou alguém que é diferente.
O incluir, por outro lado, significa acolher, é abrir o coração e mentalidade para aquele que é diferente de mim.
Vale ressaltar que incluir não se trata apenas de pessoas com necessidades especiais, mas me refiro também a inclusão de um novo colaborador dentro da empresa, daquele que não se conhece bem ainda, daquele que traz soluções diferentes do que é costume na empresa.
O líder precisa ser o exemplo de inclusão, pois a liderança não deve acontecer por afinidade, pois o líder que inclui autoriza todo o time a incluir também. O líder que exclui autoriza todo o time a excluir também.
A exclusão pode vir disfarçada de falta de conhecimento técnico, falta de “jogo de cintura”, falta de empatia, além de desculpas como “sou assim mesmo”, “esse é meu jeito”, entre outras que vão se instalando na cultura da empresa.
E por que em algumas empresas há tanta resistência na inclusão?
Porque ela dá um certo trabalho, se abrir a novas possibilidades de soluções é trabalhoso e a mente prefere dar a proteção do que já é conhecido, por isso a inclusão é desafiadora!
Seja você um empresário e líder que inclui, através do seu exemplo. Sem falar que a inclusão é o “pensar fora da caixa”, o que pode ser uma direção para maior lucratividade da empresa!
Sirlei Mendes nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/sirleimendestreinadora/
Site: https://evoluatreinamento.com.br/
Linktree: https://linktr.ee/sirleimendesoficial