O que é a gestão de tempo e quais as suas vantagens?
Na nossa atual sociedade, tudo acontece rápido demais, a correria do dia a dia faz com que não consigamos parar e organizar até mesmo as coisas básicas da nossa rotina. Um desafio que temos que lidar é quanto a questão do tempo em que dedicamos a determinadas tarefas que realizamos, sejam elas fundamentais ou dispensáveis, tudo isso demanda tempo e organização da nossa parte. E é nesse quesito que surge a gestão de tempo.
O que é gestão de tempo?
A Gestão do tempo é a prática de gerir suas atividades diárias de forma que garanta que o seu tempo está sendo organizado de forma mais consciente. Se feito da forma correta, a gestão do tempo pode aumentar a sua produtividade, te ajudar a priorizar tarefas essenciais e te permitir ter mais tempo livre para auto cuidado.
Quais são as maiores vantagens da gestão de tempo?
Redução do estresse: organizando melhor sua agenda, há uma redução na sensação de esgotamento com relação ao trabalho, gerando menos estresse e outras consequências privadas pelo nervosismo.
Eliminar maus hábitos: através da gestão de tempo você elimina a procrastinação e os hábitos que se formam com ela, eliminando o acúmulo de tarefas totalmente dispensáveis.
Melhora da produtividade: Gerir tempo é otimizar sua agenda do dia. Ao identificar quais a principais atividades a serem feitas, isso aumenta a sua produtividade devido ao fato de você jogar totalmente o seu foco naquilo que precisa ser finalizado.
Sensação de organização: Quando ao organizar seu tempo você reduz tarefas desnecessárias e realoca trabalhos menos importantes, realizando tudo em menos tempo. Embora em determinados casos você não adquira mais tempo livre no sentido literal, você vai notar que consegue realizar muito mais no mesmo espaço de tempo ou até menos.