Por Sirlei Mendes – Master Trainer para Líderes e Equipes, Colunista do Mulheres News.
Todo empreendedor e empresário começa seu negócio com algum objetivo em relação a sua lucratividade. Claro, que o negócio não existe somente para isso, sempre tem algo muito além que é o fator motivador do negócio, mas nesse texto vou abordar sobre liderança e lucratividade.
O comportamento do líder deve ser observado por ele próprio, já que ele é observado naturalmente e inconscientemente pela sua equipe. A liderança que traz lucratividade é a liderança estratégica. Isso significa que quanto mais tempo o líder se dedica a observar as demandas dos clientes, as demandas da sua equipe em relação ao trabalho, os processos e principalmente treinando sua equipe para a execução, mais independente sua equipe se torna e mais lucratividade é gerada.
Porém o que acontece é o oposto disso, ou seja, empresário no operacional, com seu dia a dia tomado por tantas obrigações, e que por falta de tempo não desenvolve as pessoas da equipe, tornando-as dependentes dele. É o caso dos empresários que não têm tempo para pensar na estratégia do negócio, em novas parcerias, em redução de custos, em inovação, por exemplo.
E a pergunta que você empresário pode estar fazendo é: como conseguir uma equipe engajada e independente para que eu possa traçar um plano estratégico para a empresa?
Vou dar os passos para que você chegue a melhor liderança e aumente sua lucratividade:
- Comece identificando a Missão da sua empresa, a Visão de onde quer chegar e os Valores (comportamentos) de quem ali trabalha. Tudo isso precisa estar alinhado. Passe essas informações a sua equipe, tocando no coração de cada pessoa para que se sintam engajadas ao propósito da empresa. Essa forma de trabalho, se realizada com constância, se incorpora na cultura organizacional.
- Faça uma lista das suas tarefas classificando como: importantes, urgentes, delegáveis e desnecessárias. Um líder estará fazendo o seu papel quando se dedica a maior parte do seu tempo em tarefas importantes e que não são delegáveis. Aí está uma das chaves imprescindíveis para o crescimento e lucratividade da empresa.
- Procure delegar tarefas gradativamente e fazendo um acompanhamento até que as pessoas da equipe se sintam seguras e você confie no resultado que elas geram. O maior problema dessa fase é quando o líder “delarga” ou seja, não explica detalhes, tem falhas na comunicação e não acompanha a evolução da pessoa na tarefa e como consequência, reclama dos resultados.
- Coloque na sua agenda, reuniões de feedback individual, para deixar claro os acertos e erros ocorridos para cada pessoa da equipe, lembrando de durante a conversa, gerar compromisso da pessoa pela mudança do que é necessário. Coloque prazo para a mudança acontecer e já deixe agendado uma próxima conversa, que com o tempo se tornará mais intervalada.
Com a prática desse precioso passo a passo, o líder estará desenvolvendo a sua equipe e fazendo a empresa crescer nos seus indicadores, incluindo a lucratividade.
Onde encontrar Sirlei Mendes:
Instagram: https://www.instagram.com/sirleimendestreinadora/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/sirleimendes/
Site: https://evoluatreinamento.com.br/