Fazendo da sua comunicação uma escada até o topo.
Sabemos que para aprender a ter uma comunicação eficiente e eloquente, você precisa seguir diversos passos para conseguir se aprimorar. Mas o que precisa feito para atingir o sucesso? Por isso listamos os 3 pilares essenciais para quem almeja atingir o sucesso.
O primeiro pilar: autoconfiança.
Isso é referente a autoconfiança naquilo que você entrega, no seu próprio conteúdo. O quanto você está autoconfiante na sua comunicação? O quanto de coragem você tem para se expor?
Se você não sabe como começar a usar a sua própria imagem, a orientação é que você se exponha de forma controlada e com uma orientação de um profissional, assim você faz isso de forma orgânica e assertiva.
Quando se trata de autoconfiança, é muito comum por acidente você se auto sabotar, por isso deve se evitar certas atitudes que são: Postar conteúdos rasos e jogar a culpa nos outros.
O segundo pilar: posicionamento.
Tudo aquilo que você faz é sobre você. A forma como você é vai definir como você se fixa na cabeça dos outros. A comunicação assertiva vem antes do conteúdo, isso é formar confiança para definir um posicionamento.
Entender a necessidade dos outros é parte do seu posicionamento: Necessidade de entregar o seu conhecimento ao outro.
Independente do seu conteúdo, seu posicionamento não deve mudar, e este é o seu diferencial. O trabalhar o posicionamento é fundamental para você se fixar na mente das pessoas como “uma única opção”. Para fazer isso você tem que se fazer presente no dia a dia das pessoas, por isso a construção e a busca de um conteúdo orgânico.
O posicionamento também é entender que você não deve se cobrar pelo mundo externo e pelo medo de algo dar errado. Você tem que fazer até dar certo: hoje pode não acontecer, mas amanhã pode. É decisão, se você precisar refazer, você vai refazer, sempre sendo você mesma.
O terceiro pilar: storytelling.
Storytelling é a habilidade de contar histórias de forma cativante e inspiradora. E uma grande estratégia na comunicação. O Storytelling te ajuda a te fixar na mente das pessoas. Mas como fazer isso?
- Liste pontos da sua trajetória que faça com que as pessoas se vejam em você e queiram “te comprar”.
- Entenda qual o seu público e o que ele quer ouvir.
- Você tem que estar disposta a falar da sua trajetória, pois isso te da autoridade para direcionar os outros.
O “Ponto de dor”, ou seja, os altos e baixos da sua história, geralmente se referenciando aos erros ou perdas da sua carreira geram conexão com o público, pois todo mundo possui os altos e baixos na vida.
Trabalhe o conhecimento e comunicação assertiva através das suas próprias histórias, sempre pensando em dois pontos: Para quem eu quero deixar minha história e aonde eu quero levar minha história?
“As pessoas compram o que querem, mas você precisa entregar a elas o que elas precisam”.