Confira duas técnicas de comunicação que são capazes de te ajudar a ganhar reconhecimento no seu ambiente de trabalho.
No ambiente corporativo, adquirir reconhecimento é uma tarefa difícil, pois qualquer deslize pode desmoronar muito do seu progresso. Mas então, o que fazer para que isso não aconteça?
Na verdade não é nada extremamente complicado, são duas técnicas bem simples:
Desenvolver presença física
É fundamental você desenvolver uma boa postura física para se portar diante dos outros num ambiente corporativo. É um erro recorrente que nos portemos de forma coagida e distante dos outros. Isso é um erro tremendo, pois ao olhar dos outros somos vistos como inseguros, como se não soubéssemos do que estamos falando.
Quais expressões corporais não devemos usar?
Sentar-se muito distante.
Manter a cadeira afastada da mesa.
Ombros para baixo.
Braços e pernas cruzadas (neste caso, caso você possua algum tique e se distraia fácil quando não está com algo em suas mãos, segure uma caneta ou lápis, aproveite para anotar sobre o assunto).
Cabeça baixa.
Olhar desinteressado.
Você precisa ter consciência da sua linguagem corporal, pois isso diz muito sobre a sua presença no local. Desde a hora em que você entra em uma sala até na escolha do lugar onde decide se sentar, tudo isso mostra como você se porta.
Ao trabalhar na sua presença, você consegue reafirmar a percepção de confiança que outras pessoas podem ter de você (ou até mesmo você pode acabar criando uma boa imagem).
Então, o que fazer?
Você precisa se desafiar, mesmo com medo. Permaneça mais à frente, mantenha a sua coluna reta, estufe o peito, não mantenha o olhar fixo para o chão e articule os mãos. Pois assim você demonstra ter atitude, sendo uma pessoa confiante.
A sua linguagem
Outro fator fundamental que é mais que importante é acerca das palavras que usamos.
É comum que queiramos usar palavras que apresentam um diminutivo da situação (apenas, só, pouco, um pequeno, etc…), mas isso pode acabar sendo um detalhe que faça com que os outros te vejam como “pequeno” oi “irrelevante”.
Um exemplo: “Eu criei esse pequeno projeto”, esta frase dá a entonação de que “aquilo que eu faço não é grande coisa”, como se o que você faz não tivesse importância.
Você precisa pensar na forma de repassar aquilo que você faz sem diminuir o seu trabalho e esforço colocado, as pessoas precisam saber o quanto o seu trabalho vale através da sua clareza e confiança, pois assim aquilo que você faz vai parecer relevante e fundamental.
A mesma situação vale para afirmações e perguntas. Ao falar você precisa ter firmeza, tendo confiança na sua fala, sem precisar se diminuir.
Embora queiramos sempre soar educados e gentis, precisamos rever como nos apresentamos até nos menores detalhes (lembre-se: você ter uma postura mais firme não quer dizer que você está sendo grosseira ou rude, apenas que você está falando com mais clareza e imponência).
O primeiro passo certeiro é começar a fazer declarações.
Um pequeno exemplo: ao invés de começar a sua sugestão com “você acha que devemos…”, diga “sugiro que façamos…”., pois assim você demonstra clareza, confiança e aumenta a possibilidade de uma abertura ao diálogo.
Escolhas assertivas sobre a sua presença ajudam a mostrar todo o potencial e credibilidade que existe dentro de você e daquilo que você faz. Isso não é um “dom que poucos possuem”, você consegue mostrar aquilo que há de melhor em você, ou seja, você mesma.
“Pequenas mudanças rendem grandes resultados”.