Dicas eficientes para te ajudar a produzir mais.
1. Ambiente:
O ambiente no qual você trabalha é fundamental para a sua concentração, consequentemente para a produtividade como um todo. Quando falamos da estrutura de um ambiente de trabalho, devemos pensar em criar um local que te permita trabalhar com tranquilidade e sem incomodo algum.
Um exemplo, trabalhar em ambientes com muito barulho (como barulho de construções ou de trânsito em caso de lugares encontrados perto de ruas movimentadas) causa muita irritação, distração e em alguns casos até problemas de saúde como dores de cabeça e estresse. Busque trabalhar em áreas que te forneçam conforto, segurança e tranquilidade, assim você consegue trabalhar de forma focada e produtiva.
2. Gestão de tempo:
Como todos sabem, o tempo voa e ele voa rápido. Nessa sensação de correria do dia a dia, é comum pensarmos que não temos tempo o suficiente para fazer tudo aquilo que gostaríamos, e é aí que entra a gestão de tempo. Com a gestão de tempo você consegue visualizar melhor suas atividades e obrigações do dia a dia e organiza-las de forma que no fim você consiga fazer tudo dentro das suas horas úteis tranquilamente.
Existem diversas técnicas e formas de gerir o seu tempo, cada uma com uma metodologia diferente, independentemente da que você escolher, o resultado sempre será o mesmo: você terá a sensação de que o seu tempo está de fato sendo bem gasto.
3. Rotina e tarefas:
A sua rotina é composta de diversos afazeres, sejam eles obrigatórios, como trabalhar, estudar, ir ao médico, fazer alguma atividade física, etc… E outras não muito importantes, até mesmo dispensáveis de fato. Nesse caso, é necessário analisar quais afazeres do seu dia a dia podem de fato ser dispensados.
Um exemplo, imaginemos um cenário em que no seu dia a dia os seus afazeres mais importantes são: ir ao trabalho, levar e buscar os filhos na escola, e a noite você vai a academia. Neste meio tempo você faz algumas outras atividades não fundamentais, como algum hobbie que demande muito tempo ou algum evento que possa ser descartável. Nessa situação, o que deve ser feito é: você precisa priorizar aqui que não pode ser deixado para depois, pois caso aconteça, teria possíveis consequências bem desagradáveis, como o atraso de entregas no trabalho, ou transtorno com o horário da escola dos filhos.
Com a gestão da sua rotina, você pode se reorganizar de forma assertiva, assim você sempre terá as suas obrigações feitas (e muitas vezes poupa energia deixando de fazer atividades que demandavam um tempo desnecessário).
4. Notificações e redes sociais:
Embora as redes sociais para muitos sejam uma boa ferramenta e a até mesmo a principal forma de trabalho. Mas há um fato inegável sobre elas: elas são uma grande distração, e para conseguir se concentrar naquilo que você está trabalhando é necessário eliminar as distrações.
Algo que é recomendável que seja feito é silenciar as notificações de redes sociais, pois assim você não é induzido a ficar checando o seu feed o tempo todo. Outra sugestão é silenciar determinados contatos e grupos de conversa (isso falando de conversas que não sejam de fato relevantes, nunca silencie clientes e família por exemplo). Dessa forma toda possível forma de distração é eliminada e você consegue trabalhar de forma focada.
5. Ferramentas:
Uma coisa que muitos se esquecem que existe são ferramentas para facilitar a forma como você trabalha. Não só na questão da organização, mas do trabalhar em si, portanto é importante pesquisar quais ferramentas são de fato boas e que possam otimizar e facilitar as coisas para você, te poupando muito tempo.
6. Organização prévia:
É comum que só lembremos de organizar nosso dia a dia em ocasiões que nos sentimos muito cansados ou sobrecarregados, e muitas vezes é justamente essa desatenção que faz com que fiquemos assim.
Sempre tire um tempo livre do seu dia para se organizar para o próximo dia: pegue uma agenda, anote horários e compromissos marcados no dia, faça anotações e lembretes para coisas importantes, etc… Pois dessa forma, você não se sente desorganizado e perdido.
7. Comunicação:
Algo que muitos não se atentam e que causa um certo transtorno pela falta é a comunicação. Algumas vezes você acaba gerando problemas por não comunicar aos outros alguma mudança no seu dia, o cancelamento de algum evento, algum acontecimento repentino, etc…
Sempre se comunique com a sua família, pessoas do seu trabalho e superior do trabalho, assim, todos ficam cientes se algo acontecer e conseguem se adaptar se houver uma grande mudança de planos.