7 sugestões para ajudar a administrar as brigas entre irmãos, por Daiane Gava.
1 – Reforçar o comportamento positivo: Reforço sempre é mais efetivo que a punição a longo prazo. Dê atenção positiva quando eles estiverem sendo cooperativos um com o outro, elogie quando eles estiverem sendo amigáveis entre si.
2 – Estabeleça regras e limites claros: Defina expectativas claras de comportamentos aceitáveis e não aceitáveis e consequências lógicas para os mesmos
3 – Promova habilidades de resolução de problemas: Não assuma a posição de Juiz nas discussões dos seus filhos. Ensine-as habilidades de comunicação eficazes e alternativas de resolução de problemas. Isso inclui ensiná-los a expressar seus sentimentos de forma assertiva, aprender a ouvir e a buscar soluções mutuamente satisfatórias para um conflito.
4 – Estimule a empatia e a compreensão: Ajude-os a entender a perspectiva do outro e a praticar a empatia. Incentive a se colocar no lugar do outro e a considerar como suas ações podem afetar o sentimento do irmão.
5 – Fomente atividades conjuntas: Encoraje, sugira atividades em que eles possam cooperar e se divertir juntos. Isso cria memórias afetivas e fortalece o vínculo entre irmãos.
6 – Evite comparações e rotulações: Não compare seus comportamentos, isso pode alimentar a rivalidade e gerar ressentimentos.
7 – Atenção individualizada: Não se constrói intimidade na coletividade. Tire um tempo especial para cada um dos filhos. Isso diminuirá a competição por atenção.
Daiane Gava nas redes sociais:
Instragram: https://www.instagram.com/psicologa_daiane_gava?igsh=MTB0MmR4djE0eXMzMg%3D%3D
LinkTree: https://linktr.ee/daiane_gava