Avatares femininas nas grandes marcas

Avatares femininas nas grandes marcas capa Lu Magalu Magazine Luiza
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Por que as grandes empresas optam por avatares mulheres?

É visível o crescimento da tendência das grandes empresas em aderirem a um mascote totalmente virtual, já que essa é uma estratégia que só traz benefícios. Aderir a um “mascote influencer digital” permite a empresa ter controle absoluto sobre seus projetos, acelera a produção de materiais de divulgação, ajuda a manter a imagem e reputação da empresa, além de ser uma opção que barateia muitos custos.

Mascotes virtuais podem ser moldados de acordo com as vontades da empresa, permitem uma melhor customização e passam um ar de modernidade (visto que tendência atual são criações virtuais sintéticas e IA’S atendentes). No meio dessa tendência é fácil notar uma preferência das marcas por atendentes e mascotes com aparências e vozes femininas. Mas afinal, por que isso acontece?

Identificação de um público alvo: alguns estudos apontaram que as mulheres adultas são as principais responsáveis pelas decisões de compras, a escolha de uma mascote virtual feminina visa causar uma identificação por parte desse público, afim de gerar uma proximidade, já que as mulheres movimentam muito capital no mercado de compras.

Recepção: a figura feminina é muito relacionada a uma “recepção acolhedora”, na qual se espera um comportamento dócil e amigável, com atendentes e mascotes virtuais isso não seria diferente. As vozes femininas utilizadas em IA’S de atendimento ao cliente possuem por padrão um tom de voz calmo e suave, isso se deve pelo fato das lojas buscarem fazer com que o cliente se sinta mais confortável durante o atendimento (o acolhimento por consequência gera uma sensação de cuidado, o cliente se sentindo bem cuidado certamente comprará novamente na mesma loja).

Conversa de gerações: como citado anteriormente, os mascotes digitais são uma tendência relativamente recente. A popularização dessa vertente de mascotes virtuais surgiu como uma estratégia de marketing para agradar as gerações mais novas (geração Z e Alpha) que são muito ligadas a internet, visando obter a atenção de um público novo. Como existem muitas mulheres jovens na internet, ter uma mascote feminina pode ser um chamariz para esta porcentagem do público feminino, gerando mais movimento e capital para a empresa.

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