Dicas fundamentais de comunicação para mulheres que desejam empreender

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Aprendendo a abrir portas no mercado empreendedor através da comunicação.

As mulheres estão cada vez mais ocupando porcentagens altas no mercado de trabalho, conquistando diversos espaços e causando cada vez mais impacto no mundo. Mas o que faz com que isso seja possível? Simples, a comunicação.

A comunicação abre portas que te permitem sempre ir muito mais além daquilo que planejamos ou sequer pensamos.

“Mas eu não sei como fazer isso”, não se preocupe, separamos algumas dicas sobre como melhorar sua comunicação para esse público tão promissor que é o público consumidor.

Aprenda a passar confiança.

Algo fundamental que você precisa saber fazer é mostrar que você entende daquilo que está falando. Para isso é preciso falar com confiança e a conduzir desta maneira até o fim.

Em uma conversa mais centrada, não comece suas frases com avisos de incerteza (o famoso “posso estar errada”), isso passa a impressão de fraqueza ou incerteza e acabar por desvalorizar seu serviço.

Seja breve.

Em uma conversa de negócios, é importante incluir na conversa apenas os assuntos que importam, evitando se estender demais. Então o que posso evitar para não deixar a conversa muito longa e cansativa?

Trazer muita informação: gera confusão na cabeça do seu cliente.

Dar explicações demais: deixa a conversa extensa e cansativa.

Demorar para chegar aos pontos importantes: deixa a sua fala desinteressante, além de deixar o cliente com uma sensação de lentidão e de que a conversa não está chegando a lugar nenhum.

Isso tudo faz com o que o cliente perca o interesse, e por consequência isso diminui sua credibilidade. Busque sempre se manter direta ao se comunicar.

Preste atenção na linguagem corporal.

A forma como você se comporta e interage tem o seu grau de impacto assim como as palavras, portanto é necessário usar a linguagem corporal a seu favor.

Como listado anteriormente, nunca deixe de demonstrar confiança. Mesmo nas pequenas ações, como um aperto de mão, a confiança é fundamental para a formação da sua imagem. Um exemplo de algo simples que pode ser feito em toda ocasião é manter o contato visual, pois isso te ressalta como uma pessoa confiante.

Também é importante observar a linguagem corporal do outro para avaliar a situação e saber se a conversa está de fato fluindo de forma agradável.

A lógica vende.

Nada convence melhor um potencial cliente do que apresentar argumentos lógicos e sólidos, sem apelar para o emocional ou até mesmo para a implorar pela compra. Sempre demonstre o seu ponto com diversas formas de apresentar dados, como gráficos, planilhas e artigos.

Mas atenção: isso não quer dizer que você precise se apresentar como uma pessoa fria. Frieza não necessariamente quer dizer profissionalismo, existem diversas maneiras de repassar informação, e busque acima de tudo: trabalhar uma relação de proximidade com o cliente.

Apresente os seus diferenciais.

Uma das coisas que as pessoas mais buscam em um produto ou um serviço é o que ele como cliente vai se beneficiar obtendo aquilo que você vende. Sabendo disso, nada melhor do que mostrar aquilo que você tem a oferecer que te dê um destaque em comparação ao que é apresentado pela concorrência.

Nunca se esqueça que ressaltar aquilo que você tem de melhor a oferecer pode sim causar uma grande mudança em diversos aspectos no meio do empreendedorismo, basta aprender como fazer isso de forma profissional que e soe como algo natural aos olhos do seu público, como por exemplo estudando técnicas de marketing, permitindo que seus clientes deem um feedback para contar suas experiências, etc…

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